Extintores de incêndio

Trabalhamos com extintores de diversos tamanhos e modelos:

Água 10 lts

Pó químico BC (PQS) – 4Kg, 6Kg, 8Kg, 12Kg, 20Kg, 50kg (sobre rodas)

Pó químico ABC – 1kg, 2kg, 4Kg, 6Kg, 8Kg, 12Kg, 20kg

CO2 – 4Kg, 6Kg, 10Kg

Sobre-rodas (carretas) – cargas acima de 20Kg

Automotivo BC (carros) – 1Kg
Automotivo ABC (carros) – 1Kg
Automotivo BC (caminhões) – 2Kg
Automotivo ABC (caminhões) – 2Kg

Cada extintor tem uma finalidade específica. Confira abaixo quais são os principais modelos e quando utilizá-los.

Extintor de Água Pressurizada

Esse modelo é indicado para incêndios da classe A. Ou seja, ele combate incêndios causados por papel, tecido, madeira, plástico, papelão, borrachas, estofamento, fibras orgânicas e materiais semelhantes.

O extintor de H2O é feito com a combinação de dois agentes: água e gás propulsor (nitrogênio). Ele age no fogo levando resfriamento e abafamento

Importante: O extintor de água não deve ser utilizado em incêndios que atinjam fios e equipamentos elétricos ou materiais reativos, pois a água é condutora de eletricidade e pode agravar o quadro.

Extintor de Pó Químico Seco (PQS)

Se o extintor de água não é indicado para fogo envolvendo material elétrico, o PQS, pelo contrário, é o modelo ideal.

A principal composição do pó que vai neste tipo de extintor é o bicarbonato de sódio. Ele é indicado para incêndio de foco B e C.

 Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas. O pó atua resfriando rapidamente o calor, além de interromper a reação de combustão. Ele é indicado para incêndios envolvendo líquidos, sólidos e gases inflamáveis, além de equipamentos elétricos.

Extintor de Pó ABC

Este é um modelo mais completo, indicado para diversos tipos de incêndio. O extintor de fosfato monoamônico (ABC) controla chamas de classes A, B e C.

Ele é altamente indicado para incêndios que se dão em ambientes industriais, comerciais e até mesmo em residências.

Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.

Não realiza a condução de corrente elétrica, dessa forma, pode ser utilizado para incêndios envolvendo eletricidade. Além disso, abafa a reação em cadeia e controla o fogo em incêndios causados por gases e líquidos inflamáveis, o que impede que o fogo se alastre.

Extintor de Dióxido de Carbono (CO2)

O modelo é bastante utilizado em pequenos focos de fogo, envolvendo líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Ele é bastante eficiente em acabar com as chamas e sua maior vantagem é que o dióxido de carbono não conduz eletricidade.

Ao agir, o líquido é expelido em forma de gás gelado, abafando e resfriando a chama.

É preciso ter cuidado ao utilizar esse tipo de extintor em lugares pequenos e com pouca circulação de ar, pois o dióxido de carbono é uma substância tóxica, podendo causar asfixia. Por isso, após utilizá-lo, é recomendado deixar o local até que o gás se espalhe. É indicado para incêndios da classe B e C, envolvendo materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.